domingo, janeiro 14, 2007

AS PESSOAS UNEM-SE NAS FRAQUEZAS


Tenho-me questionado algumas vezes sobre os mecanismos que levam as pessoas a sentirem-se mais ou menos atraídas umas pelas outras, no momento em que se conhecem.

O que é que nos faz gostar mais de umas pessoas que de outras, quando pouco ou nada sabemos sobre elas?

O que explica que sintamos uma empatia imediata com umas pessoas e vontade de nunca mais voltar a ver outras? E passado o primeiro impacto, o que faz com que desenvolvamos o relacionamento com umas pessoas e não com outras?

E nós, o que fazemos para que nos vejam de uma ou de outra maneira? Porque é que atraímos umas pessoas e afastamos outras?

Um dia, ao conversar sobre relacionamentos com um amigo, ele disse-me com a naturalidade que só os homens têm quando falam sobre estes assuntos que “. . . as pessoas unem-se é nas fraquezas. Raramente se sentem atraídas por alguém que mostra apenas os seus pontos fortes – isso faz com que se sintam intimidadas!”

Tenho estado atenta aos relacionamentos que me rodeiam e não posso deixar de concordar com ele.

Mais facilmente duas pessoas criam laços afectivos quando expõem as suas fraquezas (nem sempre de forma consciente). E isso só acontece quando sentem que o outro é capaz de as aceitar.

Uma pessoa que só mostra pontos fortes é um desafio grande demais para a maioria, que tem medo de não conseguir estar à altura de toda essa força.

Ao escrever isto, estou já a lembrar-me de tantos outros aspectos da vida em que este raciocínio se aplica, que é forçoso terminar por aqui. Corro o risco de me envolver em devaneios interminavelmente deprimentes (ou deprimentemente intermináveis...).

2 Comentários:

Às 1:17 da manhã, janeiro 15, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Feromonas. Acho que a resposta é mais esta. Quem um dia as conseguir dominar, domina o mundo.

 
Às 11:47 da manhã, janeiro 15, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Viva o Sexo !
PC

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial