sexta-feira, janeiro 05, 2007

CADA UM DÁ O QUE TEM

Toda a vida tenho entrado em guerras. Umas mais importantes do que outras, e mais decisivas. Outras mais fúteis e travadas apenas pelo prazer da batalha – que infelizmente ainda sinto algumas vezes.

Mas neste momento, atravesso uma fase na minha vida que convida à paz. E a grande batalha que travo é comigo mesma.

O meu desafio maior é, hoje, o distanciamento. A capacidade de me distanciar dos outros, sem por isso os perder de vista, mas sobretudo, sem deixar de os amar, independentemente das suas acções.

Vou contar-vos uma história a este propósito: no dia dos meus anos deixei os cafés pagos no refeitório do escritório, como é habitual fazer. No dia seguinte, ao pedir a conta, quis certificar-me que toda a gente tinha tomado café.

A senhora do refeitório, mudando de semblante, respondeu-me que tinha havido uma pessoa que não tinha aceite o café. “Fez questão em pagar” disse-me ela, com nova cor nas faces…

Eu respirei fundo e respondi-lhe, olhando-a nos olhos, que cada um dá o que tem.

Eu dei o que tinha ao pagar todos os cafés do dia, e a pessoa em questão deu o que tinha ao recusar um gesto de boa vontade.
Há uns tempos atrás, não muitos, este episódio teria sido suficiente para que eu tivesse entrado numa guerra aberta com essa pessoa, sem medir consequências ou ponderado alternativas mais pacíficas.

Hoje, lembro-me com frequência de uma frase do Gandhi que diz: “Não há caminhos para a Paz. A Paz é o caminho.”

E foi com muita paz que voltei a falar com essa pessoa. Afinal, quem teve que dormir com uma má acção não fui eu…

14 Comentários:

Às 2:13 da manhã, janeiro 05, 2007 , Blogger SkinStorm disse...

That's the spirit. Quem não perceber esse caminho vai andar em guerra constante consigo mesmo a vida toda. Nunca te esqueças é de nunca desistir de guerrear pelo que acreditas e te reges. Essas sim são as boas guerras e nas quais não interessa quem perde ou quem ganha, mas sim quem dorme descansado porque não se vendeu.

 
Às 10:41 da manhã, janeiro 05, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Olá filha e olá Skinstorm (nome de Cereal Killer),
Quem me dera ter a vossa calma e sabedoria. Eu tenho muita deficuldade em passar ao lado de certas coisas o que me consome muita da minha energia. Isso prejudica-me muito mas ainda não sou capaz de o fazer. Preciso de lições, vossas ou da vida.
Este é um país de f da p para ser optimista e não pensar que este é um mundo de f da p, o que é ainda pior, ou não. Posso ficar consolado e pensar que em os f da p estão em todo lado e na mesma percentagem e que não vale a pena pensar em estar noutro sitio porque não adianta. Mas da minha experiência, os f da p da mais fina linhagem são mesmo os lusitanos. Têm caracteristicas próprias que os destinguem dos demais. Batem os outros em estilo.
E ISSO DÁ CABO DE MIM !

Bom dia para vocês que eu já tenho o dia estragado só de pensar neles...

PC.

 
Às 10:43 da manhã, janeiro 05, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

E a Metro Sexualidade ????
A do meio quer explicações e eu também...
PC

 
Às 2:28 da tarde, janeiro 05, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

sister, parece-me que o sr. em questão até foi coerente com o que pensa,assim sabes com o que contar dali, o pior mesmo são os inimigos que se ocultam e que nos passam rasteiras quando menos esperamos.Não vale a pena guerras gratuitas, cada um que seja respons´vel pelas sua atitudes.
PC, sai desse momento, ou seja não alimentes raivas, utiliza antes essa energia toda para tornar melhor o que te rodeia mesmo que por vezes penses que não vale a pena... Somos um país de pessoas de pés pequenos e cabeça a dar com os pés, só damos pequenos passos de cada vez... também somos piegas e lamechas mas como dizia a minha avó, cheia de sabedoria, se cá andamos é porque alguma falta fazemos.Entretanto experimenta o OMMMMMMM naqueles momentos mais explosivos...continuação de um bom dia e que ele não seja estragado por "dá cá aquela palha". Abraços luminosos da do meio

 
Às 5:48 da tarde, janeiro 05, 2007 , Blogger SkinStorm disse...

PC a teoria é fácil :) Eu também tenho dias desses.

 
Às 5:49 da tarde, janeiro 05, 2007 , Blogger SkinStorm disse...

Não é nome de cereal killer é uma música de Morrissey

 
Às 6:29 da tarde, janeiro 05, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Olá Skinstorm,

Pode ser o nome de uma música do Morrisey, mas ele foi buscar o nome a um Serial Killer que ensanguentou as noites de Liverpool nos anos 30.
Tens remédio para esses dias ?
Eu preciso mesmo de remédio, e a tempo e horas que me passo da marmita.
Yours trully,

PC

 
Às 2:26 da manhã, janeiro 06, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

XUXU

Cada dia gosto mais de te ter como amiga!

Engracado... eu ca tambem estou nessa, sera do Reiki. Ja chega de bulhas! Agora quero mesmo e sopas e descanso!

Para que desperdicar energia em quem nao merece????!!!!! Canalizem a energia para coisas que realmente sejam proveitosas!!!!!!


Beijos do tamanho do Universo

MJC

 
Às 2:29 da manhã, janeiro 06, 2007 , Blogger SkinStorm disse...

PC
Hehehe não sabia dessa história mas tem tudo a ver com o Morrissey. No entanto acho que a música dele deve ser mais skin storm...com espaço pelo meio. Sabes de algum link onde possa ler coisas sobre esse killer? Fiquei curiosa.
O remédio é esperar que passem. Ou então há sempre a solução fácil, que qualquer médico receita em troca de uma viagem financiada por um laboratório farmacêutico qualquer. Dias menos bons temos todos, altos e baixos também. O difícil é saber viver com eles. E não vale a pena gastar energias com coisas e pessoas que não valem a pena. Não enfrentes nem meças forças, desvia. Assim pelo menos não te consomes. Eu sei, falar é fácil...

 
Às 5:15 da tarde, janeiro 06, 2007 , Blogger Devaneante disse...

Lu,

Eu também prefiro os que não disfarçam aquilo que são. Só que neste caso, o visado nunca me disse que tinha qualquer problema. Mas deu a entender à senhora do bar . . . que se viu na obrigação de me dizer. E isso é que é triste.

 
Às 5:25 da tarde, janeiro 06, 2007 , Blogger Devaneante disse...

MJC,

O Reiki de certeza que também ajuda à calma, mas no teu caso não será mais dos cozinhados Polacos? ;)

Estou desejosa de provar essas sopas...

Beijos mil

 
Às 5:32 da tarde, janeiro 06, 2007 , Blogger Devaneante disse...

Skinstorm,

Estou contigo em tudo o que disseste. Mas desviar em vez de enfrentar ou medir forças só se consegue com muito treino. Ou então para quem já nasceu com calma natural.

 
Às 5:36 da tarde, janeiro 06, 2007 , Blogger Devaneante disse...

PC

Continuo a preferir o teu bacalhau à brás!

(Viste como eu me desviei das tuas provocações sobre a metro sexualidade?) :)eheheheheh

 
Às 11:19 da tarde, janeiro 26, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Obrigado

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial