quinta-feira, novembro 23, 2006

O QUE É O FREE JAZZ?

“Alguém sabe o que é o Free Jazz?”


“É o Jazz grátis” responderam vários, quase em simultâneo - risota geral dos mais velhos, onde eu, neste caso necessária e infelizmente, me incluo.

Passo a explicar: A dupla Pedro Costa / Rodrigo Amado foi hoje dar uma aula sobre música jazz a duas turmas de uma escola primária no Seixal. (Agora parece que até já nem se chama primária, mas primeiro ou segundo ciclo, ou qualquer coisa parecida, que se me escapa, e que de resto, também nem interessa para o assunto…)

A pergunta foi apenas uma de várias que os dois “stôres” fizeram no decorrer da sessão que eu tive o privilégio de presenciar.

E garanto-vos que foi mesmo um privilégio. Primeiro, porque as explicações foram tão bem dadas, e de forma tão dinâmica e simples que passei a compreender muito melhor o jazz. Segundo, porque percebi que aquelas crianças todas saíram da sala de aula com um gosto renovado para a música em geral, e esse gosto poderá durar-lhes uma vida inteira.

Saí de lá a pensar “quem me dera ter tido uma aula destas quando tinha a idade deles”.



Talvez muitos nunca percebam a sorte que tiveram, nem nunca mais se lembrem daquela lição de música tão animada. Por isso, daqui a alguns anos, raros se poderão gabar de ter tido só para si aquilo que ali vi hoje.

Apeteceu-me tanto fazer perguntas . . . mas aguentei-me e só fiz uma - Quis saber como se chamava a mulher que não podendo ser cantora de jazz, se disfarçou de homem para o conseguir? E não é que o “stôr” Pedro Costa tinha a resposta na ponta da língua???? De tal maneira fiquei embasbacada, que já nem me lembro do nome - de homem - que a mulher usou.

Uma das primeiras perguntas que eles fizeram logo no inicio da aula foi quem sabia dizer que instrumentos se usam no jazz? Vergonha das vergonhas – todas as crianças conseguiram dizer mais instrumentos do que eu, que só me lembrava do instrumento “pequenino” – sim, esse . . . o violoncelo!

A segunda parte foi prática e todos puderam experimentar tocar vários instrumentos com o apoio do saxofone do “Stôr” Rodrigo Amado e das instruções firmes do “stôr” Pedro.

Ali se provou que o jazz pode ser muito mais que “chinfrineira”, não deixando de ser de improviso.

Gostei tanto da aula que só pensava que eles podiam e deviam estar a dar aquelas explicaçoes também nas Universidades. O que aqueles dois ali fizeram foi um verdadeiro concerto de paixões – o que estimula a criatividade e apura o ouvido! – logo, precioso auxiliar para o estudo - seja ele sobre que matéria for.


Puseram uma música a tocar e antes disseram: “Vão agora ouvir a Ella Fitzgerald a cantar com o Louis Armstrong … talvez até conheçam….”. “ahhhh, siiim, é da Danone!”, “… não sei se já havia iogurtes nesse tempo ... mas não faz mal!” dizem resignados os “stôres”.

Eu digo: BRAVO!!! (como nos velhos tempos) aos dois excelentes professores e a quem os convidou. Neste caso, a Câmara do Seixal.

Da próxima vez que eles derem uma aula, eu aviso-vos antes para que possam ir lá espreitar.

8 Comentários:

Às 2:32 da manhã, novembro 23, 2006 , Blogger Devaneante disse...

Não consigo perceber porque é que as fotos não aparecem....

Lamento, mas vou desistir. Não estou a fazer nada de diferente do que é costume, mas isto simplesmente não funciona!! Volto a tentar amanhã, com a tensão arterial já mais baixa...

 
Às 1:14 da tarde, novembro 23, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Então avisa que eu também quero ir!
agora fiquei cheia de curiosidade.
abraços da Lu

 
Às 1:35 da tarde, novembro 23, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Ai as fotos, as fotos... do violoncelo??!!!!
O Primeiro Photographo

 
Às 2:04 da tarde, novembro 23, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Filha, essa mulher que passava por homem tinha o nome artistico de Billy Tiptoe e tocava saxofone e não cantava. Que se saiba, a não ser que tenhas algo a acrescentar á história do Jazz...
Segundo, o tal instrumento "pequenino" é o contrabaixo e não o violoncelo que é muito pouco usado no Jazz.
Obrigado pelos elogios.
Beijinhos,

Pedro.

 
Às 11:55 da tarde, novembro 23, 2006 , Blogger Devaneante disse...

Lu,
Eu só consegui ir porque me disfarçei de fotógrafa.
Acho que temos que os convencer a organizar uma sessão especial para um grupo restrito, onde eles expliquem à mesma "como se tivessemos 11 anos..."

 
Às 12:02 da manhã, novembro 24, 2006 , Blogger Devaneante disse...

Filho,
A partir de agora a Billy Tiptoe é o meu ídolo!
Quanto ao violoncelo, foi uma pequena provocação para ver se estavas atento. E o facto de estares atento só ajuda à minha teoria que devias estar era a dar aulas nas Universidades.

 
Às 12:10 da manhã, novembro 24, 2006 , Blogger Devaneante disse...

Primeiro Photographo,
Em vez de estares preocupado com o violoncelo, devias era estar preocupado com o facto das fotografias estarem a causar problemas, não te parece????!!!

O que te safa é que fazes um paté de beringela de "nível internacional".

 
Às 1:32 da tarde, novembro 25, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Então filha, não há novas matérias?
Que isto do Free Jazz não puxa carroças...

PC

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial