quarta-feira, maio 23, 2007

BENEFICIOS DA MEDITAÇÃO

(Foto de Gregory Colbert)

Só mesmo uma boa aula de meditação para me acalmar a neura e reconduzir a energia para outros níveis mais elevados e saudáveis.

Aprendi há algum tempo que a Lei do Distanciamento é fundamental para o equilibrio do Ser-Humano. Só devemos receber aquilo que objectivamente queremos receber e não tudo aquilo que nos dão.

Se nos oferecem insultos, só os devemos receber se acreditarmos que são verdadeiros, e que os merecemos.

Caso contrário, cabe-nos a nós ignorá-los e deixar que a oferta permaneça nas mãos do ofertante.

Dito isto, parece-me mais fácil aplicar a dita Lei do Distanciamento quando o assunto se passa directamente comigo.

Quando alguém ousa ofender aqueles que me são próximos, solta-se em mim uma espécie de instinto maternal, naquilo que isso tem de mais básico e animalesco, que me impede de raciocinar com serenidade e sensatez.

Parto para a agressão (felizmente nunca fisica, entenda-se) mais elementar, e sou capaz de ir ao limite das minhas forças na defesa de alguém que me é querido.

Continuo a afirmar que o Joãozinho é o maior dos invejosos, e que é um parvinho à escala mundial.

Mas já o consigo olhar com alguma compaixão. Por mais que ele tente (e ele tenta…), nunca as suas maledicências e infames insinuações poderão prejudicar uma pessoa honesta e honrada, como a que ele, repetidas vezes, tem tentado atingir.

Um dia (que ninguém sabe a que distância fica…), o invejoso João vai ter que colher tudo aquilo que semeou. Nesse dia vou ter pena dele.

6 Comentários:

Às 11:36 da manhã, maio 23, 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Nestes casos nada como praticar o Omm interior até a coisa acalmar.Não te esqueças tens que te POUPAR!!!

 
Às 12:24 da manhã, maio 24, 2007 , Blogger web disse...

Obrigada por este relato.
A leitura das tuas frases faz-me constatar que estes "maus estares" afectam muito boa gente... E é como dizes: "Só devemos receber aquilo que objectivamente queremos receber e não tudo aquilo que nos dão."

Afasta o que de menos bom vem do "João" (infelizmente, existem muitos Joões por este mundo fora...) e mantem a serenidade e a postura honesta e honrada que te faz sentir bem.
Por vezes a indiferença e um sorriso gigante é a melhor maneira de enfrentar esse tipo de Joões - ficam "perturbados" perante a sua própria ineficácia...

Citando palavras tuas: "cabe-nos a nós ignorá-los e deixar que a oferta permaneça nas mãos do ofertante".

(gosto bastante de ler os teus "devaneios" ;)

Bjs
Lun@tic

 
Às 2:10 da tarde, maio 24, 2007 , Blogger Devaneante disse...

Anónimo - ;-)

Lun@tic - Estou num processo de reaprendizagem. O meu maior problema não é saber o que é necessário fazer, mas sim conseguir fazê-lo.
Quando conseguir realmente (e não só aparentemente) ignorar estes Joões, não tenho dúvida que a vida se tornará bem mais fácil.
Até lá, o que me consola é perceber que o caminho que me falta já foi bem mais longo!

Gosto muito de te "ver" por aqui. A tua calma é inspiradora.

Abreijos

 
Às 2:40 da manhã, maio 25, 2007 , Blogger SkinStorm disse...

Colher o que se semeia é karma. Acreditas nisso?

 
Às 1:42 da manhã, maio 26, 2007 , Blogger Devaneante disse...

Skinstorm,
Acredito sim. Entendo que toda a acção provoca uma reacção. A vida tem-me ensinado (nem sempre de maneira fácil) que aquilo que lançamos ao Universo, retorna a nós.
Pode ser uma palavra, um gesto ou um simples pensamento. Se forem produzidos com convicçãó ser-nos-á devolvido. A naior parte das vezes, quando menos esperamos, e das maneiras mais inusitadas.
Nesse sentido, acredito que somos nós os construtores da nossa vida.
"Dizia o guerreiro indio para o seu Chefe: sinto que dentro de mim existem dois cães. Um é raivoso e mau. O outro é calmo e bom. E passam o tempo a lutar. Qual deles achas que vai ganhar? – O que tu alimentares, responde o Chefe.”.

 
Às 3:16 da manhã, maio 26, 2007 , Blogger SkinStorm disse...

Tenho essa frase do índio algures no meu blog. Mas se acreditas em karma, acreditas em reencarnação. Se acreditas em reencarnação, acreditas na alma. Se acreditas na alma...vou mas é dormir que já me baralhei. :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial